Evangelho de Marcos

110 of 42 items

41. Ao Amanhecer (Mc 16,1-8)

por

Ao lado nas narrativas da paixão, os relatos da ressurreição ocupam em nossa memória religiosa um lugar especial. Neles, se registra a memória de uma experiência que mudou a vida de muitas pessoas e fundou a comunidade primitiva. Diante do novo que experimentaram em Jesus, os discípulos definem essa experiência com…

39. Covardia, Injustiça e Fraqueza (Mc 15,1-20)

por

Preso, talvez com ajuda ilícita da guarda romana, Jesus foi condenado numa sessão também ilícita do Sinédrio. Para ser válida, a sentença deverá ser confirmada pela manhã. Depois, as autoridades judaicas precisam que Pilatos confirme a condenação de Jesus. Só então, se concluirá a trama, já há tanto perpetrada…

35. Desde Dentro (Mc 13,14-37)

por

Nas horas derradeiras da vida de Jesus, Marcos o faz pronunciar um discurso sobre as coisas últimas da vida do mundo. Como já vimos (cf. Estudo 34), não se trata propriamente daquilo que ocorrerá por último no…

34. Promessa de Novo Tempo (Mc 13,1-13)

por

Diante de tantas injustiças entre as pessoas, tantas contradições e ambiguidades na história, tanta oposição deliberada ao Reino de Deus anunciado por Jesus, é inevitável a pergunta: haverá um dia de suprema justiça, em que todas as contradições sejam superadas e a justiça de Deus brilhe como farol para todas as nações (cf. Is 62,1s)?