Curso Bíblico

110 of 67 items

24. As obras do Cristo (Mt11,1-19)

por

Principiando o capítulo 11, adentramos o terceiro livrinho do Evangelho de Mateus. Como os dois anteriores, ele se constitui de uma parte narrativa, que se estende pelos capítulos 11 e 12, e um discurso, no capítulo 13. O tema do próximo discurso são as parábolas, nas quais Jesus fala sobre o Reino dos Céus. Assim, de algum modo, a parte narrativa nos antecipa algo sobre o Reino…

23. Amor doado (Mt10,34-42)

por

Jesus encerra o sermão missionário, as instruções dadas aos apóstolos para cumprimento de sua missão. Com o término desse discurso, Mateus termina mais um “livrinho”, o segundo dos cinco que formam seu Evangelho, tal como cinco são os “Livros de Moisés”, a Torah judaica, nosso Pentateuco. Assim como os antigos…

22. Simples e prudentes (Mt10,16-33)

por

Continuamos no discurso apostólico de Mt 10, em que Jesus instrui os discípulos antes de enviá-los em missão. Já sabemos que o texto não é precioso por nos fornecer um manual de como Jesus enviava seus discípulos, mas por constituir um testemunho de como a comunidade primitiva compreendeu a…

21. Quando partires… (Mt10,1-25)

por

Chegamos, finalmente, ao Sermão Missionário de Mt. Findada a “parte narrativa”, agora Jesus enviará seus discípulos, não sem antes transmitir a eles muitas recomendações. Muito mais do que conselhos de Jesus dados um dia aos Doze, o texto expressa…

20. Vida, luz e palavra da fé (Mt9,18-38)

por

Mt retorna ao cap. 5 de Mc, logo depois do possesso de Gerasa, à perícope da filha de Jairo e da mulher com hemorragias (Mc 5,21-43). Embora resumido, o texto conserva a estrutura típica de Mc: a “inclusão”, que consiste em iniciar a narrativa (A), interrompê-la com outra (B) e retomá-la para concluir (A)…