Curiosidades Bíblicas

110 of 15 items

15. Limpando a eira

por

O Evangelho de Mateus traz um versículo intrigante que costuma não ser compreendido imediatamente. Trata-se de Mt 3,12: “A pá está na sua mão; limpará sua eira, seu trigo no celeiro, mas queimará a palha com fogo inextinguível”…

14. Os nomes na Bíblia revelam o íntimo do seu portador

por ,

Hoje, colocamos nomes nas pessoas arbitrariamente. Qualquer nome serve em qualquer pessoa. O nome, para nós, tornou-se mais uma atribuição para facilitar a identificação de cada pessoa. E a escolha depende do som, da fonética, se o som agrada aos ouvidos ou não.
Para o judeu, não era assim. O nome, na cultura judaica, devia sempre expressar a…

12. A espada dos apóstolos

por

Jesus está falando sobre a perseguição que os discípulos sofrerão após a morte dele. Ele usa uma expressão metafórica: “venda o manto e compre uma espada”. Um manto era essencial naquele tempo, mas no momento em que se era atacado, era mais importante uma…

11. O pano dobrado que cobria a cabeça de Jesus

por

Muitos se perguntam o que significa o pano dobrado ao lado do corpo de Jesus, que aparece em Jo 20,7. Teria o evangelista uma intenção teológica específica ao dizer que o pano estava dobrado e não jogado em um lugar qualquer como as outras mortalhas? Por que a fineza de tal detalhe aparece no relato da ressurreição?

10. O Reino de Deus e o mundo

por

Jesus afirmou que o Reino de Deus não é deste mundo. Isso significa que os cristãos não devem se envolver em situações como lutas por justiça ou reivindicações de direito à dignidade?

9. É permitido usar imagens?

por

No início de sua história, Israel foi proibido de fazer quaisquer representações de Deus, porque, dada a cultura pagã em torno deles, os israelitas poderiam ser tentados a adorar a Deus como se fosse uma divindade pagã, na forma de um animal ou de…

7. Os magos que viraram reis

por

No Evangelho de Mateus, temos o curioso relato da procura dos magos pelo menino Jesus, guiados pela estrela. A Bíblia não fala, porém, de “três reis magos” como conservou a tradição e a religiosidade popular. Quem eram esses magos? De onde vem o número três e o nome destes homens?

6. Quantos e quais são os Doze Apóstolos?

por

O número Doze dado aos apóstolos é uma tentativa de fazer acreditar que a comunidade dos seguidores de Jesus substitui o povo de Israel. É um número simbólico, para dizer que a comunidade cristã é o novo Israel de Deus.