Crônicas

110 of 197 items

197. Sobre bombons e resistências

por

Se tem uma palavra que no momento atual faz sentido no Brasil é “resistência”. Oprimidos de todos os lados, seguimos sem desanimar, apesar de todo vento contrário. Ao mesmo tempo, somos acometidos por um tsunami de imbecilidades e por um furacão de…

196. A força da mesa

por

As melhores lembranças da minha existência estão instaladas ao redor da mesa. Fazem parte da memória afetiva aqueles almoços especiais de domingo, que na verdade não tinham nada de tão grandiosos a não ser o carinho, a singeleza e o cuidado. Almoços e jantares singelos, aquecidos de …

195. Recomeçar  

por

A nossa vida é assim: uma continuidade de recomeços. A todo momento estamos iniciando ou recomeçando algo e quase não nos damos conta disso. Corremos o risco de passarmos por aquela segunda-feira difícil ou por aqueles primeiros dias do mês –  seus os infindáveis boletos –, sem nos dar conta de que…

194. Sobre a gratidão

por

A gratidão é um dos sentimentos mais nobres da pessoa humana. Coisa bonita é ver como vive alguém que possui um coração agradecido. Tudo na vida se torna mais leve, mais fácil de ser comunicado, quando a gratidão é reconhecida. Uma pessoa grata se deixa tocar por…

193. Ode à imbecilidade

por

Assistimos a um desfile de bobagens na internet, na TV, na política, na religião… Parece que quanto menor o bom senso, maior a projeção nas redes sociais. Quanto maior a ignorância, maior o número de seguidores. Se idiotices são ditas sem pudores, o arauto da burrice logo se torna…

192. Sobre a arte de entender sem compreender

por

A manhã raiou clara depois de muitos dias cinzentos e chuvosos. O sol convidava a um passeio. “Uma caminhada faria bem aos ânimos”, pensei. Os sentimentos sempre acham o lugar mais oportuno na cabeça e no coração quando a gente faz um pouco de exercício físico. Movimentar o corpo levando-o até a fadiga costuma…

191. Palavra que não passa

por

Estamos chegando mais uma vez ao final de um ano. Fechamos mais um ciclo com o coração agradecido pelo ano que se finda e, ao mesmo tempo, somos chamados a nos manter esperançosos para acolher o ano novo, com…

190. Ou isso ou aquilo

por

O Cristianismo em sua origem traz uma dupla novidade sócio-religiosa: uma verdadeira revolução! A primeira novidade, a partir de Jesus, muda-se a forma de ver Deus. O Deus revelado por Jesus se mostrou um…

189. Replantios

por

Faria bem ao animal humano descobrir que ele é parte da natureza. Que ele está não só em interação, mas em dependência do rio, do ar, da vegetação e dos animais não-humanos com os quais convive. Mas uma má interpretação do texto bíblico fez o…