Crônicas

110 of 161 items

161. As estações do coração

por ,

O tempo anda seco, todos dizem. Realmente, a falta de chuva e a baixa umidade têm incomodado muito em tempos de estiagem. As plantas que o digam. Algumas, por serem mais sensíveis, acabam definhando. Quem tem um jardim em casa sabe como essa secura compromete a…

160. Sacramentos

por

Depois de uma viagem prazerosa, fica sempre a sensação de que as fotos – apesar de belas – não retratam fielmente as experiências vividas. Aquele prazer do banho de cachoeira depois de horas de trilha, aquele susto diante da beleza dos canyons dos rios, aquela sensação de…

159. Invernos e ipês

por

Certa vez, em uma conversa com um amigo, ouvi dele a seguinte partilha: “Devemos prestar mais atenção nas plantas e flores, elas têm muito a nos ensinar”. Entre nossa vida e um jardim…

158. De que lado nasce o sol

por

Na cultura oriental antiga, alguns povos entendiam que, para cada pessoa que nasce, nasce também uma estrela que a guia e ilumina seu caminho. Da mesma forma, quando morria alguém, uma estrela se apagava no céu…

157. Vestígios de luz

por ,

Depois de uma viagem exaustiva, sob sol escaldante, nada como contemplar o pôr do sol. O entardecer tem suas belezas, apesar de carregar em si um “quê” de tristeza. O sol se despede, escondendo-se no horizonte, mas tal é sua generosidade que…

156. A palavra e seus mistérios

por

Há um ditado que diz que existem três coisas que nunca voltam: “a flecha lançada, a oportunidade perdida e a palavra pronunciada”. Realmente, a palavra possui uma força sem igual. Algumas palavras mexem muito…

155. Entre a leveza e a dureza da vida

por ,

Quem vive na correria da cidade grande perde a capacidade de contemplar. O ritmo frenético do dia parece engolir a gente: carros buzinando, compromissos de hora marcada, tarefas a cumprir, violência se descortinando aos nossos olhos. A paisagem urbana é uma…

154. Sede fecundos

por ,

No Antigo Testamento, a fecundidade é exaltada como um grande valor: sinal da aprovação de Deus. Possuir uma grande prole atestava a garantia da bênção de Deus sobre o varão. Quanto mais fecundo, mais abençoado. O povo do antigo Israel levou o…

153. Quando o amor chamar, escutai-o

por ,

izem que quem ama é forte, é irrepreensível; chegam até a dizer que está com a corda toda. Mas não é verdade. O amor nos faz vulneráveis, necessitados do outro; nos põe em condição de reconhecer que não somos tão bons sozinhos, que sozinhos não conseguimos ir muito…

152. Um paradoxo

por

Quando voltei para o meu país, para ter uns dias de férias, me deparei com novidades. Achei algumas muito interessantes. A primeira, e mais barulhenta, tratava-se da assunção de um novo presidente com ideias radicalmente diferentes das dos governos dos…