Crônicas

110 of 211 items

211. Um grão de fé

por

Final de ano e, como é de praxe, o calendário nos convida a uma retrospectiva do caminho. É bom que seja assim. Os dias não devem passar ligeiros, sempre iguais, sem a possibilidade de nomeá-los e celebrá-los. Findado o frenesi do natal, que infelizmente se transformou em…

210. Fato e boato

por

Os estudos bíblicos nos ensinaram a distinguir entre o que é relato factual e relato teológico, ou entre fato e verdade. Que o texto fala de uma verdade humana profunda e visceral, isso é fato. Mas que a história é verídica, acontecida tal e qual, isso é…

209. Entre ditos, contraditos

por

Não é de hoje que se solidificou a certeza de que o dito popular “as aparências enganam” está corretíssimo. Por causa das aparências já taxamos alguns de loucos e os condenamos à solidão e ao abandono. Já matamos mulheres guerreiras como bruxas. Já dissemos que alguém tem cara de…

208. A fábula do espinheiro

por

As árvores resolveram ungir para si um rei. Disseram à oliveira: “Reina sobre nós”. Ciente de sua missão, ela rejeitou o convite dizendo: “Tenho muito azeite a produzir; não tenho forças para superar as outras árvores e ficar balançando sobre elas”. Convidaram a figueira. A boa árvore deu…

207. Sobre animais inteligentes e homens perversos

por

As fábulas têm muito a nos ensinar. Normalmente são encerradas com a famosa “moral da história”. É o caso da galinha que, ciscando o terreiro à procura de alimento, encontrou um grãozinho de milho. Muito inteligente e trabalhadora, a ave resolveu não comer o milho; ao contrário, achou melhor plantar o grão, pois no futuro daria…

206. Francisco de Assis, Francisco de Roma

por

Temos assistido nos últimos tempos, especialmente depois da convocação para o Sínodo da Amazônia, a um desfile de ofensas, ultrajes e insultos ao Papa Francisco. Alguns, se pudessem, pediriam sua cabeça numa bandeja, como a jovem filha de Herodíades fez com João Batista (Mc 6,17-30), ou o apedrejariam, como os…

205. Entre a gratuidade e a gratidão

por

O Evangelho de Lucas pode ser caracterizado como a grande viagem de Jesus com seus discípulos, que vai da Galileia a Jerusalém. No caminho, o Mestre de Nazaré vai ensinando aos seus seguidores tudo que é importante para o discipulado, para a jornada da fé cristã. Jesus lhes ensina sobre a…

204. A procissão dos desprezados

por

Mal amanheceu e eles estão em toda parte das grandes cidades. Revirando latas e sacos de lixo, com olhos de águia, separam os recicláveis. A maioria deles se encontra desarmada do mínimo necessário para esse trabalho insalubre. Raros são aqueles que usam luvas ou que se protegem de…

203. Deus, palavra e silêncio

por ,

Estamos vivendo em uma sociedade marcada pela comunicação. O tempo inteiro, somos tomados por uma avalanche de informações. Os novos meios tecnológicos, o modo pós-moderno de organização do trabalho, do estudo e do lazer se…

202. Sem sentido

por

Uma das marcas mais profundas das religiões sempre foi a reserva de sentido que elas carregam. A fé, normalmente advinda da transmissão de um grupo, garante esperança ao crente e o arranca da absurdidade da vida cotidiana, tantas vezes esvaziada de qualquer…