Crônicas

110 of 153 items

153. Quando o amor chamar, escutai-o

por ,

izem que quem ama é forte, é irrepreensível; chegam até a dizer que está com a corda toda. Mas não é verdade. O amor nos faz vulneráveis, necessitados do outro; nos põe em condição de reconhecer que não somos tão bons sozinhos, que sozinhos não conseguimos ir muito…

152. Um paradoxo

por

Quando voltei para o meu país, para ter uns dias de férias, me deparei com novidades. Achei algumas muito interessantes. A primeira, e mais barulhenta, tratava-se da assunção de um novo presidente com ideias radicalmente diferentes das dos governos dos…

151. Contradições

por

No interior das Minas Gerais, na semana que antecede a Semana Santa, é costume celebrar o Setenário das Dores de Maria. Durante sete dias, o povo medita sobre as dores pelas quais a Mãe de Jesus passou ao longo de sua vida. Nossa gente se vê em Maria de Nazaré…

150. Esperança

por

“Esperando contra toda esperança, ele firmou-se na fé e, assim, tornou-se pai de muitos povos” (Rm 4, 18)   A Esperança Tece a linha do horizonte Traz tanta paz Em reluzente e doce olhar Que nos conforta Quando o mar não é tão manso Quando o que resta É só o frio sem luar (Flávia Wenceslau) […]

149. Rosto

por

Antes que o dia findasse de verdade, lá pelas tantas da noite, com a cabeça sobre o travesseiro, corpo já rebuçado, quando a única claridade que afugentava o breu era a luminosidade da lua que, cheia de sutileza, invadia o aconchego do meu quarto, dei-me conta da loucura que virou o…

148. Identidade

por ,

Outro dia, por um descuido, perdi minha carteira de identidade. Fiquei angustiado e procurei-a como um louco. Carteira de identidade não é coisa de se perder; é um documento importante demais para nós, pois nos identifica civilmente…

147. A coragem da fé

por

Tem gente que faz questão de tornar a vida mais pesada, mais difícil do que ela é, mais penosa do que ela se impõe. A gente já tem tanto sofrimento, já tem tanta dor, tanta peleja que parece burrice insistir em tornar o fardo da vida mais pesado…

146.Cristãos (des)esperançosos

por

Perder a esperança! Talvez essa tenha sido a frase que mais escutei nesses dias, seja por nossa situação política, seja por vários outros motivos. Até mesmo eu me peguei dizendo e pensando isso! Essa frase parece uma epidemia e se…

145. … viver para Viver

por

O sofrimento, a injustiça, a mentira escancarada e o descaso passam a fazer parte da nossa paisagem. Aproximamos tanto de nós o horizonte que nosso campo de visão fica reduzido a tal ponto de não enxergarmos nada além de nós mesmos. E, nessa onda de…

144. Saídas

por

Papa Francisco tem insistido que devemos ser uma Igreja em Saída, uma Igreja que não se acomoda, que não tem medo de se colocar em movimento. O Papa mostra com gestos, mais até do que com palavras, que devemos estar dispostos a…