Crônicas

110 of 204 items

203. Deus, palavra e silêncio

por ,

Estamos vivendo em uma sociedade marcada pela comunicação. O tempo inteiro, somos tomados por uma avalanche de informações. Os novos meios tecnológicos, o modo pós-moderno de organização do trabalho, do estudo e do lazer se…

202. Sem sentido

por

Uma das marcas mais profundas das religiões sempre foi a reserva de sentido que elas carregam. A fé, normalmente advinda da transmissão de um grupo, garante esperança ao crente e o arranca da absurdidade da vida cotidiana, tantas vezes esvaziada de qualquer…

201. Elas, as apagadas da história

por

“Mulher é morta pelo namorado”, anuncia a manchete do jornal popular. “Estupro coletivo”, noticiam outros tabloides. Na TV, as imagens chocam: socos, puxões de cabelo, hematomas, rostos desfigurados, sangue…

200. Em terra de faraós

por

Não é de hoje que o regime escravocrata perdura na história. Os grandes sempre subjugaram, oprimiram, maltrataram e exploraram os mais vulneráveis. Bem ao contrário do previsto pela Escritura, cujo lema é o cuidado com os…

198. Um pouco de esperança

por

Em tempos de perseguição e de sofrimento, a esperança tem sido o único antídoto contra o desespero. Esperançar é verbo cuja conjugação mantém a chama da vida acesa e alumia o restinho do juízo que ainda persiste. Foi essa a experiência dos primeiros cristãos quando se viram…

197. Sobre bombons e resistências

por

Se tem uma palavra que no momento atual faz sentido no Brasil é “resistência”. Oprimidos de todos os lados, seguimos sem desanimar, apesar de todo vento contrário. Ao mesmo tempo, somos acometidos por um tsunami de imbecilidades e por um furacão de…

196. A força da mesa

por

As melhores lembranças da minha existência estão instaladas ao redor da mesa. Fazem parte da memória afetiva aqueles almoços especiais de domingo, que na verdade não tinham nada de tão grandiosos a não ser o carinho, a singeleza e o cuidado. Almoços e jantares singelos, aquecidos de …

195. Recomeçar  

por

A nossa vida é assim: uma continuidade de recomeços. A todo momento estamos iniciando ou recomeçando algo e quase não nos damos conta disso. Corremos o risco de passarmos por aquela segunda-feira difícil ou por aqueles primeiros dias do mês –  seus os infindáveis boletos –, sem nos dar conta de que…