Crônicas

110 of 192 items

192. Sobre a arte de entender sem compreender

por

“Mal podemos conhecer o que há na Terra, e a muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos” (Sb 9,16) “O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em […]

191. Palavra que não passa

por

“Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão” (Mc 13,31) “Palavras que não passam Palavras que libertam Palavra poderosa tem teu coração Palavra por palavra Revelas o infinito Como é bonito ouvir teu coração” (Pe. Zezinho) Estamos chegando mais uma vez ao final de um ano. Fechamos mais um ciclo com o […]

190. Ou isso ou aquilo

por

O Cristianismo em sua origem traz uma dupla novidade sócio-religiosa: uma verdadeira revolução! A primeira novidade, a partir de Jesus, muda-se a forma de ver Deus. O Deus revelado por Jesus se mostrou um…

189. Replantios

por

Faria bem ao animal humano descobrir que ele é parte da natureza. Que ele está não só em interação, mas em dependência do rio, do ar, da vegetação e dos animais não-humanos com os quais convive. Mas uma má interpretação do texto bíblico fez o…

187. Palavra-pão

por

Talvez seja mesmo verdade aquilo que diz Jesus: “Nem só de pão vive o homem” (Mt 4,4). Afinal, todos sabemos o quanto a vida se alimenta de mil outras coisas que não apenas a comida de todos os dias – por mais essencial que ela seja. Uma vida sem carinho torna-se, aos poucos, anêmica e…

186. A árvore da vida

por

Nesses últimos dias, indo à casa de minha mãe, uma árvore me chamou atenção. Sinto-a me provocando sempre que passo por ela, como se me pedisse um poema. É que tudo está tão prenhe de vida que constantemente passam…

185. A visita indesejada

por

Todo mundo já recebeu uma visita inesperada, aquela que chega de mansinho e vai se instalando em hora inoportuna. A gente estava com o roteiro do dia feito, tudo planejadinho, e de repente, lá vem aquele amigo ou aquele parente distante apontando a cara no portão. O jeito é abrir a porta e…

184. Trabalho escravo

por

Quando parece que o trabalho escravo começa a ser erradicado no Brasil, quando a gente pensa que as leis vão se tornar mais severas e a fiscalização vai ser mais rigorosa punindo os patrões que exploram seus empregados, lá vem a carestia obrigando os pobres a se sujeitar a qualquer…

183. Indiferença

por

O dia amanheceu como todos os outros, exceto pelo fato de minha garganta estar inflamada exigindo-me um pouco de descanso e alguma medicação. Eu aproveitava que era sábado, semestre findo, para compartilhar com meus contatos um vídeo do…