Artigo Acadêmico

110 of 27 items

22. TAL MESTRE, TAL DISCÍPULO: O discipulado no Evangelho de Marcos

Este trabalho, que consta de três artigos sucessivos, faz uma leitura do Evangelho de Marcos a partir da chave-hermenêutica fornecida por Wilhem Wrede no seu célebre livro “O Segredo Messiânico” (1901). Com os ajustes necessários, a perspectiva de Wrede possibilita uma percepção mais clara e abrangente da poderosa – e misteriosa – mensagem de Marcos, expandindo os horizontes do leitor para além de uma abordagem superficial. Aliás, permite…

21. VAI PARA TRÁS DE MIM: A questão messiânica no Evangelho de Marcos

Este trabalho, que consta de três artigos sucessivos, faz uma leitura do Evangelho de Marcos a partir da chave-hermenêutica fornecida por WilhemWrede no seu célebre livro “O Segredo Messiânico” (1901). Com os ajustes necessários, a perspectiva de Wrede possibilita uma percepção mais clara e abrangente da poderosa – e misteriosa – mensagem de Marcos, expandindo os horizontes do…

20. Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus: As linhas mestras do Evangelho de Marcos

Este trabalho, que consta de três artigos sucessivos, faz uma leitura do Evangelho de Marcos a partir da chave-hermenêutica fornecida por Wilhem Wrede no seu célebre livro “O Segredo Messiânico” (1901). Com os ajustes necessários, a perspectiva de Wrede possibilita uma percepção mais clara e abrangente da poderosa – e misteriosa – mensagem de Marcos, expandindo os horizontes do leitor para além de uma abordagem superficial. Aliás, permite visualizar a…

19. Um mundo secularizado que desafia a catequese

por

Neste mundo marcado pela secularização, a catequese é desafiada a continuar seu trabalho de transmissão da fé, como ordenou Jesus: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a boa-nova a toda criatura” (Mc16,15). A ordem de Jesus continua sempre atual, e a Igreja percebe cada vez mais a importância de investir forças em sua ação evangelizadora. Para que a transmissão da boa-nova seja fecunda, catequetas e catequistas não podem se eximir de uma avaliação sincera do ato catequético, procurando atentar para sua pertinência pastoral e sua viabilidade nos novos moldes da sociedade, chamada neste artigo de pós-moderna ou pós-cristã.

18. A teologia como sapientia fidei – Interfaces entre teologia e espiritualidade

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as interfaces entre teologia e espiritualidade. Sabe-se que a teologia escolástica se tornou muito especulativa e racional, relegando a espiritualidade à piedade popular e suas devoções. Teólogos modernos redescobrem a dimensão existencial da teologia, uma vez que, enquanto ciência da revelação, ela busca uma linguagem racional coerente para a experiência cristã de Deus. A teologia conjuga fé e…