Para formar as turmas de forma coerente, sem atropelar a catequética que subjaz a Coleção Catequese Permanente, precisamos conhecer bem os livros, seus títulos, para que idade estão destinados etc.

A Coleção Catequese Permanente tem previsão de ter pelo menos 13 livros. Estes estão sendo lançados aos poucos. Todos eles já foram escritos, mas em outra ocasião, sem previsão de serem publicados, antes de eu fazer teologia, mestrado (bíblia) e doutorado (catequética). É claro que depois de anos de estudo, tudo merece revisão severa, apesar de a intuição primeira se conservar. Atualmente (2015), temos 8 livros publicados: 3 da Pré-Evangelização (Pre 1, Seguindo Jesus; Pre 2, Conhecendo Jesus; Pre 3, Somos povo de Deus), quatro da Evangelização Fundamental (Módulo 1, Deus é amor; Módulo 2, Jesus nosso Salvador; Módulo 3, O Espírito Santo nos sustenta; Módulo 4, Somos Igreja), e um do Aprofundamento (Módulo 5, Ser livre e feliz, impresso com erro na capa dizendo módulo 1 e não 5; o módulo 6, Viver é conviver, está quase pronto. Os módulos 7 e o 8 estão planejados). Ainda restam dois livros dos adultos. Ao todo, treze livros.

Vejamos as tabelas abaixo:

Pré
1a4

(clique na imagem para ampliar)

Os livros da Pré-Evangelização são três e funcionam em sistema de rodízio, ou seja, a cada ano, um livro é usado. Assim, tanto faz a criança começar pelo Pré 1, pelo Pré 2 ou pelo Pré 3. Eles não são sequência um do outro; são independentes. Deste modo, uma criança pode fazer com 5 anos, o Pré 1; depois com 6 anos fazer o Pré 2; e com 7 anos fazer o Pré 3. Mas, se ela fizer cinco anos quando a paróquia estiver usando o Pré 2, ela vai fazer o Pré 2 com 5 anos, o Pré 3 com 6 anos e o Pré 1 com 7 anos. Se ela fizer cinco quando a paróquia estiver usando o Pré 3, ela vai fazer Pré 3 com 5 anos, Pré 1 com 6 anos e Pré 2 com 7 anos. Tanto faz. É rodízio. Um livro a cada ano.

Os livros da Evangelização Fundamental não são rodízio como a Pré-Evangelização. São sequenciados. Ou seja, para fazer o Módulo 2, a criança deve ter feito o Módulo 1; para fazer o Módulo 3, ela deve ter feito o Módulo 2; para fazer o Módulo 4, ela deve ter feito o Módulo 3. Então, na verdade, o Módulo 1 é para crianças de 8 a 11 anos, mas o Módulo 2 é para crianças de 9 a 11 anos; o Módulo 3 é para crianças de 10 a 11 e o Módulo 4 é para crianças de 11 anos. Na verdade, esses módulos foram pensados sempre avançando nas idades, pois imaginamos que, ao começar a implantação da catequese, crianças mais velhas vão participar desses módulos.

Os livros do Aprofundamento são como os da Evangelização Fundamental. Eles podem ser usados sem os livros precedentes, mas bom mesmo seria que, para ir para o Módulo 5 (Ser livre e ser feliz), o adolescente tivesse feito os quatro módulos anteriores da Evangelização Fundamental. E assim por diante; depois do 5 vem o 6, o 7 e o 8.

Os livros da Catequese com Jovens e Adultos são pensados para serem feitos sequenciados. São uma espécie de Evangelização Fundamental em dois volumes, de forma mais abreviada e em linguagem mais apropriada.

No próximo artigo, falaremos sobre o convite aos catequistas.


Organize anterior:    7. Formando as turmas
Próximo organize:      9. Convidando catequistas

 

Print Friendly
Print this pageShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someoneShare on Tumblr0