Carta aberta à Comunidade ****

**Cidade**, **data**

            Queridos irmãos e irmãs,

            Saudações em Cristo!

            Cada vez mais, estamos conscientes do quanto o nosso mundo está mudado – e mudando muito rápido. Nossos meios de comunicação se tornaram mais eficientes, nossos meios de transporte se tornaram mais rápidos, as informações e as notícias estão ao alcance de um clique. Porém, embora estejamos conectados ao mundo inteiro, nunca nos sentimos tão solitários e tão fechados em nós mesmos. A falta de sentido parece se tornar uma doença de nosso tempo e pedir de nós respostas a perguntas que, até pouco tempo atrás, nem existiam.

            E, se tudo tem mudado assim tão rápido, também o modo de educar nossas crianças e jovens precisa mudar. Inclusive na educação para a fé cristã, ajudando-os a responder com ela aos desafios que a vida impõe. E, sabendo que cada tempo tem seus dilemas e seus dramas, a fé precisa dar conta de responder aos dilemas e aos dramas deste nosso tempo.

            Por isso, iniciaremos um processo de renovação da catequese de nossa paróquia. Aos poucos, deixaremos aquele processo catequético no qual fomos formados: preparação para os sacramentos, quase sempre com muitos textos para saber de cor e muito parecida com as práticas escolares. Em vez disso, queremos construir um caminho de encontro com o Deus de Jesus, de mergulho no seu Evangelho, de intimidade e discipulado com o Mestre de Nazaré. Será um caminho que faremos devagar, mas com passos firmes. As turmas serão redivididas, a formação dos catequistas será incrementada e, principalmente, o encontro da catequese será diferente, menos parecido com uma escola e mais próximo de um encontro de amigos, adequado à linguagem de cada faixa etária. Músicas, brincadeiras, partilhas sobre os textos bíblicos e a oração nascida do coração farão parte de nosso cotidiano na catequese. E você é convidado a fazer parte desse bonito processo!

            Assim, quando receber a visita dos catequistas da paróquia, acolha-os com carinho. Se tem crianças ou jovens em casa, procure saber sobre como inseri-los nos grupos, com outras crianças e jovens da mesma idade. Se é adulto e gostaria de aprofundar a fé e a vivência do Evangelho, informe-se sobre a catequese de adultos na paróquia. E, se por acaso gostaria de nos ajudar a construir esse itinerário de renovação da catequese tornando-se um catequista, não tenha receio de nos procurar. Estaremos sempre de braços abertos, seja para responder às suas dúvidas, seja para acolhê-lo em nossos processos de formação e capacitação.

            Que o Espírito de Jesus, o Ressuscitado, nos acompanhe e encoraje no caminho que iniciamos juntos. E que, unidos nesse mesmo Espírito, sejamos sempre mais irmãos e irmãs, dispostos a recomeçar os caminhos de nossa relação com Ele, que não cessa de nos chamar.

            Fraternalmente,

Print Friendly, PDF & Email