Evangelho DominicalVersículos Bíblicos
 
 
 
 
 

103. Prestai atenção!

Ler do Início
12.09.2016 | 3 minutos de leitura
Yuri Lamounier Mombrini Lira
Crônicas
103. Prestai atenção!

“Que vossos rins estejam cingidos

e as lâmpadas acesas” (Lc 12,35).



“Olha aqui

Preste atenção

Essa é a nossa canção

Vou cantá-la seja aonde for
P

ara nunca esquecer

O nosso amor”


(Luiz Ayrão)


 

Diante da brevidade da vida, corremos o risco de nos distrair, nos dispersar ou cochilar e nem perceber as delicadezas de Deus presentes ao redor de nós. Para que isso não aconteça, Jesus nos adverte a ser pessoas vigilantes e prudentes. Parafraseando Renato Russo, somos chamados a "estar acordados enquanto todos dormem”. É preciso atenção, por sentido à passagem de Deus pela nossa vida. Certo dia, em minhas andanças por Minas, alguém me disse que não podemos ser “despressentidos” da presença de Deus em nós, presença esta muitas vezes sutil, como a brisa divina que se manifestou ao profeta Elias no monte Horeb (cf. 1Rs 19,11-12).


Se não ficarmos atentos pode ser que não percebamos a presença de Deus em nosso caminho. Pode ser que não vejamos os rastros do Sagrado em nossa história. Infelizmente, no corre-corre da vida deixamos de notar a presença de Deus nos mais variados momentos. Ele se manifesta na simplicidade, “nas horinhas de descuido” como escreveu Guimarães Rosa. Ele nos fala pela natureza, pelo encontro com um desconhecido, por um gesto de doação, pela pessoa do irmão... Deus está sempre próximo, sempre a nos falar, por isso, cabe-nos a atitude de ouvi-lo em nosso interior, como nos ensina Samuel, em seu encontro com Deus: “Fala, Senhor, que teu servo escuta” (1Sm 3,10). O Senhor está sempre a passar, sempre vindo ao nosso encontro; é necessário estar vigilante, com a lâmpada da fé acesa.


A vigilância exige preparação ou o sono nos rouba. Como um atleta olímpico, não podemos deixar os treinos só para a hora das competições. O verdadeiro campeão é aquele que treina dia a dia, na monotonia e na rotina, sem jamais desistir: ele persevera mesmo em circunstâncias difíceis. O prêmio almejado é uma medalha de ouro, o reconhecimento como atleta. Também nós cristãos caminhamos e nos exercitamos em busca do encontro com Jesus, aquele que pode nos dar o prêmio da vida nova.  Para isso, é preciso estar atento às sutilezas de sua presença, pois esta é discreta, mansa, como a brisa suave que contagiou Elias. A vida de oração, as obras de misericórdia e a aspiração aos bens eternos podem nos ajudar nessa preparação. Tomara que, como o apóstolo Paulo, possamos dizer ao final de nossa vida“Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que esperam com amor a sua manifestação gloriosa” (2Tm 4,7-8).


Nesse caminho da vigilância, temos alguns desafios: egoísmo, vaidade, falta de tempo, falta de paciência... Obstáculos a serem vencidos pelo caminheiro. Esses desafios ofuscam a lâmpada de nossa fé e nos fazem diminuir a agilidade da caminhada rumo ao Senhor. Mas,como um bom atleta, não desanimamos: os desafios existem para serem superados. Como bons atletas de Cristo, não podemos desanimar nem desistir. Temos de ter ousadia de ficar firmes em nosso propósito. Aliás, é Jesus mesmo quem nos diz: “Quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 24,13). Por isso, corações ao alto, pés no chão, coragem e disposição para a missão! Nada a temer, pois o Senhor conosco está!